Passados mais de 25 anos da regulamentação da profissão, cada vez mais setores abrem espaço para os profissionais de Educação Física. Inclusive a gestão pública.
Pautados por uma formação continuada, muitos educadores físicos hoje encontram-se qualificados a ocupar cargos em secretarias e órgãos públicos. E assim integram segmentos como o Esporte e a Educação para romper barreiras que, em algumas situações, dificultam a prática do exercício físico regular. Entre elas, renda, infraestrutura e vulnerabilidade social, por exemplo.
Ao compreender tais mazelas e encontrar caminhos para que a atividade física seja promovida com frequência e estratégia definidas, esses gestores têm feito a diferença. Uma maior oferta de estruturas físicas, programas de incentivo, promoção da acessibilidade, entre outras ações, contribui com uma sociedade mais ativa, impactando a vida de milhares de pessoas.
“Hoje, o especialista é quem responde pelo trabalho técnico. Quem já adquiriu conhecimento suficiente, fez cursos e especializações, está mais preparado para ocupar qualquer cargo, inclusive na esfera pública”, comenta o Prof. Artur Monteiro, que apresenta na plataforma Fitness Brasil Phorte a aula Estratégias Avançadas Para Aumentar O Reconhecimento e Valorização Do Profissional de Educação Física no Mercado.
Cidadania e saúde
Não por acaso, atualmente iniciativas itinerantes como a Caravana Federativa, do Governo Federal, tem levado aos estados representantes de ministérios e bancos públicos para o atendimento a gestores locais. Com isso, amplia-se a participação dos municípios em programas federais como Segundo Tempo, Esporte e Lazer na Cidade e Vida Saudável, entre outros.
Assim, uma boa organização na gestão pública faz com que a prática do exercício e do esporte, de uma maneira geral, apoie o desenvolvimento da cidadania e da saúde.
Monteiro ressalta a importância do cultivo à mentalidade de crescimento na carreira, o que se aplica também à presença de profissionais de Educação Física na gestão pública: “É preciso abraçar desafios, persistir na dificuldade, enxergar o esforço como o caminho para a excelência e encontrar lições no sucesso dos outros”, conclui.